quarta-feira, 8 de junho de 2011

Dietas "milagrosas": Diga NÃO !

Olá!
Vou começar falando sobre alimentação, mais precisamente sobre as dietas que rondam a mídia.
Tem para vários gostos: da Lua, do Mediterrâneo, da Sopa e blá blá blá blá. Todas elas vão te levar para um único caminho: perda de peso de forma rápida - como exemplo 2 quilos em 5 dias -, com brinde de uma saúde fragilizada por conta da escassez de alimentos, de longos períodos sem se alimentar e falta de nutrientes no organismo. Tudo isso pode te fazer alcançar com mais rapidez os seus objetivos de emagrecer, porém se realmente não houver uma reeducação alimentar, você ganhará tudo novamente (e é possível ganhar uns quilinhos a mais) após o término da dieta "milagrosa".
Gente, essas dietas são um perigo para a nossa saúde. O mais correto é realmente procurar um especialista no assunto, um nutricionista, para que ele sim possa te passar o que realmente pode ou não. Há também os nutricionistas desportivos, que são os indicados para quem treina e deseja obter ganhos de massa com qualidade.
A alimentação de quem treina pesado e que deseja ter um corpo "sarado" é totalmente diferente dessas dietas mirabolantes que aparecem por aí. Nós, pessoas que gostamos de malhar, devemos nos preocupar ainda mais com o que ingerimos, procurando saber o bem que ele vai nos oferecer e sempre buscando alimentos que vão nos proporcionar o que o nosso corpo necessita. Devemos ingerir grande quantidade de proteína, carboidratos bons (diga não aos refinados!!) e gorduras essenciais. Tudo de uma forma equilibrada, dependendo do objetivo de cada indivíduo (hipertrofia, definição, emagrecimento...). E não esquecendo que é super importante se alimentar de 3 em 3 horas.

Essas dietas que cumprem perdas de peso rapidamente são só para encher os olhos. Não foi de um dia para o outro que uma pessoa ganhou peso e não será de um dia para o outro que ela perderá. O fundamental é você ter paciência e determinação, porque para o sucesso de um objetivo, a alimentação conta em 70%. Nada cai do céu e não será de um dia para o outro que você conquistará aquele corpo com o qual sempre sonhou. Você precisa suar a camisa e ter muita força de vontade. Tem que ter uma mudança de hábitos.

O 1º passo já foi dito: ter força de vontade para alcançar o que desejas;
2º - Parar de querer que tudo seja dado de forma mastigada e correr atrás. Xô na preguiça.
3º - Ser forte para negar alimentos que não te beneficiarão em nada: doces, frituras, biscoitos recheados, salgadinhos e tantos outros.

A minha intenção é ser "sarada" para sempre, então eu vou sim regular a minha dieta, porque eu desejo viver mais e melhor! Isso não significa que eu nunca mais vou comer aquele chocolate da Cacau Show ou ir à um restaurante comer um pedaço de pizza com o maridão. Isso simplesmente quer dizer que eu vou me habituar a comer bem diariamente, e que essas 'besteiras' serão uma coisa à parte, tipo um Dia do Lixo que eu me dei no final de semana.
Eu particularmente estou seguindo uma dieta extremamente saudável, treino de 5 a 6x por semana e me permito, às vezes, no final de semana, comer alguma besteirinha. Mas eu fico tranquila, porque sei onde parar e sei que aquilo não irá me prejudicar. O que não vale é ter Dia do Lixo todos os dias!

Bom, o meu recado é para que vocês possam rever a dieta, como está a alimentação, se está equilibrada etc. Prefiram sempre alimentos naturais e feitos de forma grelhada ou assada. Fritura só faz mal ao nosso corpo. A prática de exercícios físicos também é primordial, mas sobre isso irei tratar em um outro assunto.

Vou ficando por aqui e, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário