quinta-feira, 9 de junho de 2011

Por que a Musculação?

A musculação entrou na minha vida pelo fato de eu querer mudar o meu corpo, por eu querer ter as pernas mais  musculosas e por aí vai. Com o tempo eu vi e percebi, através dos treinos, o quanto uma atividade física é importante para o nosso corpo funcionar melhor. Não é só porque ficaremos com um corpo mais torneado, com mais curvas etc. O fato é que praticar exercícios físicos regularmente faz um bem extraordinário para nós! E eu super indico a musculação. Ela ajuda a emagrecer - não tem um grande déficit de calorias por hora, mas mantém o seu metabolismo acelerado por um bom tempo, o que ajuda sim na perda de peso, claro, aliado com uma boa alimentação - , faz com que a musculatura se desenvolva, fortalece os ossos, acelera o metabolismo, traz uma sensação de bem estar e para a felicidade da mulherada, deixa o corpo durinho, dentre tantos outros benefícios.

Para quem busca a perda de peso, é sempre bom aliar os exercícios aeróbicos com a musculação, mesmo que o seu objetivo no momento não seja a hipertrofia, pois ao mesmo tempo que você perde gordura, você também vai fortalecendo a musculatura, o que pode ocasionar uma melhora na flacidez. Mas é aquilo, alimentação é um fator principal e essencial para o sucesso na perda de peso, então tem que ficar atenta com o que você come. Não adianta nada você se matar na esteira e chegar em casa e comer várias besteirinhas. Aquela pessoa que malha para poder comer mais nunca sai do lugar.

Agora, para quem visa a hipertrofia, deve pegar pesado sim. Claro que você não pegará mais do que suporta, senão isso poderá causar sérias lesões ao seu corpo e até te impedir de realizar determinados exercícios. Então quem está começando agora com esse objetivo, deve ir com calma, sempre respeitando os limites do seu corpo e buscando orientações do seu instrutor.
Eu já comentei em outro post que o nosso músculo se acostuma depois de um determinado tempo, àquele treino. Precisamos estimulá-lo sempre, ou seja, aumentando gradativamente as cargas, para que ele seja o máximo 'estressado'. Quando você fizer, por exemplo, a extensora, e sentir o seu músculo fritando e chegar a uma determinada repetição e não conseguir mais executar o exercício, você chegou na sua falha. Estressou o músculo ao máximo. É por aqui que obtém-se ganhos. Depois de um tempo, aquela carga não será mais suficiente para o estresse do seu músculo, então você terá que aumentar novamente a carga.

Uma observação importante para quem busca ganhos de massa muscular é respeitar o tempo de descanso entre um treino e outro. Exemplo: Hoje eu treinei perna, amanhã eu não treinarei perna novamente, porque ainda não teve o descanso necessário, que varia entre 48 a 72h, dependendo da intensidade do treino. Então no outro dia pode-se malhar superiores, fazer um aeróbico etc. Dê sempre esse descanso para o seu músculo se recuperar, porque ao contrário do muita gente pensa, é no repouso que os nossos músculos crescem, e não na hora em que estamos treinando. Na hora do treino a musculatura dá um 'up', mas é por conta do estresse muscular. Percebe-se depois que a musculatura volta ao normal. Concluindo, descanso é fundamental para se obter resultados satisfatórios!

Você que ainda não pratica atividades físicas, MEXA-SE!
Eu gosto de uma frase que é bem realista : " Aos 20 anos você tem o corpo que herdou, aos 40, o corpo que merece!"
Portanto, não espere que tudo "caia" para correr até a academia ou mudar a sua alimentação. Temos que nos cuidar desde cedo.
Musculação faz bem, e o seu corpo agradece.

Até.

2 comentários:

  1. Hannah, tô precisando de força, rsrsrs. Ultimamente tenho pensado seriamente em começar uma atividade física, mas a preguiça sempre fala mais alto, rsrsrs. Gostei muito do blog, só não está aparecendo a caixinha para ser seguidora.
    Bjusssss

    ResponderExcluir
  2. Oi, Biana! Não pense seriamente... simplesmente comece, lindona. Temos que vencer isso em nós, senão quem perderá somos nós mesmos. Quanto à preguiça, vá vencendo aos poucos e veja a atividade física como um bem e não como algo chato. Seria legal se você fizesse aulas divertidas de início, tipo spinning, step, jump, que são aulas coletivas e tipo que você teria um incentivo fazendo com mais pessoas e até faria amizades logo.

    Não está aparecendo a caixinha de seguidores?? Está do lado direito do blog, abaixo do meu perfil. Se continuar não aparecendo, me fala.

    Beijos!

    ResponderExcluir